Educação Inclusiva
No dicionário Aurélio, Inclusão tem o seguinte significado: “Ação ou efeito de incluir. / Estado de uma coisa incluída.”
Educação Inclusiva é poder atender aos estudantes portadores de necessidades especiais, propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes comuns, perceber que todas as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes, etc.
Para que essa inclusão ocorra de forma satisfatória a Instituição Escolar deve propiciar aos professores da classe comum um suporte técnico, levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência e propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum.
É importante lembrar que a inclusão não ocorre simplesmente levando as crianças às classes comuns sem o acompanhamento de um professor especializado, ignorando as necessidades específicas da criança. Cada criança, em sua faixa etária, tem seu tempo único e um processo individualizado de desenvolvimento.
O processo de inclusão se refere a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de deficiência na escola e na classe regular. Envolve fornecer o suporte de serviços da área de Educação Especial através dos seus profissionais. A inclusão é um processo constante que precisa ser continuamente revisto.
Concordo que a inclusão é algo fundamental, mas com concordo principalmente, que sem um atendimento espcializado essa inclusão não ocorre de verdade! Adorei o texto!
ResponderExcluirBjos Jessica!