terça-feira, 30 de novembro de 2010


Estamos diante de uma nova cultura. Não é escapismo. É outracoisa. É uma maneira de escapar do escapismo do 'real' (da'Matrix')? E não vejo como poderia ser diferente. Os garotos estãosozinhos nesses novos mundos, que os adultos não entendem, ouignoram ou desprezam com uma arrogância de quem ainda finge saber das coisas e está no controle. Como já disse John Katz,num texto bem raivoso: Tudo o que eles (os adultos) têm para oferecer são sistemas educacionais tediosos ou ultrapassados, estruturas políticas que não mais funcionam e formas exauridas de uma cultura murcha, sacrossanta e onerosamente subsidiada. Exagero? O adulto que tiver algo diferente disso para oferecer que atire a primeira pedra. Ou fique calado, deixando a meninada jogar e aprender o que deve aprender.Pois diversão também cria nova cultura. (VIANNA, 2004).

Dicas de Softwares Educacionais

Tux Paint
Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e permite escolher facilmente as imagens gravadas através de miniaturas (sem acesso ao seu sistema de arquivos). Ao contrário de outros programas de desenho populares, como o GIMP, possui um conjunto muito limitado de ferramentas. Contudo, proporciona uma interface muito mais simples, além de possuir funções orientadas à crianças, como efeitos sonoros.
Hotpotatoes
Hot Potatoes é um conjunto de ferramentas de autoria, que possibilitam a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas Web.
A fazendinha
Jogo para estímulo da percepção visual e auditiva através da identificação de sons de animais da fazenda (voltado para crianças de 2 a 5 anos).
Cplay
Programa de pintura adequado à faixa etária da Educação Infantil. Pode ser criado um desenho livre ou escolher algumas imagens para pintar.
Creative Writer
Editor de textos com muitas surpresas (cartões, folders, banners, webpages, etc.).
Fábulas de Esopo
E-book (arquivo em .PDF - Acrobat Reader - zipado) com 9 fábulas de Esopo para leitura.
Facetoon
Monte caretas engraçadas.
Forca
Jogo de forca para ser jogado com 2 pessoas. As palavras podem ser escolhidas pelo usuário.
Gibizinho
Este programa possibilita a criação de história em quadrinhos, contando com personagens, cenários, objetos, balões, etc.
Graffitti
Faça um grafite e transforme-o em Protetor de Tela.
Kiddie
Quebra-cabeça de sombras.
Labirinto 3D
Labirinto em 3 dimensões para desenvolver a percepção visual, raciocínio e coordenação motora.
Millie
Versão demonstrativa que trabalha com quantidade e tamanho para Educação Infantil.
Paperair
Ensina a fazer vários modelos de aviões de papel.
Pintando e Descobrindo
Software voltado para o público infantil que possui desenhos para colorir. Os desenhos estão identificados por pontos e a imagem se forma conforme a tela vai sendo colorida.
PK
Software demonstrativo com diversas atividades adequado à Educação Infantil.
Quebra-cabeça com números
Quebra-cabeça que tem como objetivo colocar em ordem os números, sendo um excelente exercício de raciocínio.
SIMTUNES
Versão demonstrativa que permite ser jogado por 10 minutos. É um software adequado à faixa etária de 3 à 10 anos. Propõe uma construção que mescla desenho com som.
Tt1 - Pense Brincando
Demonstrativo de programa educativo que trabalha com sons, seqüências, cores e formas.
ZigZag
Software demonstrativo com atividades adequadas à Educação Infantil: Quebra-cabeças, ligue-pontos, jogo dos 7 erros, labirinto.




Segundo Martins (s.d.), Aristóteles definiu o ser humano, classificando-o em três
vertentes: o homo sapiens (o que conhece e aprende), o homo faber (o que faz e queproduz) e o homo ludens (o que brinca e que cria). Este triângulo deve ser equidistante para garantir algum sentido de equilíbrio.

Jogo: Um recursso para ajudar no processo ensino - aprendizagem

          O jogo é uma atividade típica do homem. O homem inventa jogos e se diverte com
eles desde que se tem conhecimento de sua existência. Sabe-se que impressões arqueológicas
e pinturas rupestres demonstram a existência de certos jogos na antiguidade. Fala-se dos jogos
entre os gregos, romanos e incas.